terça-feira, 6 de novembro de 2007

Aula de 05/11

Houve hoje apresentação dos seminários das equipes de Impressos e Web.

Impressos e Educação

Conhecemos tipos de escritas que foram usadas acerca do tempo, entre elas estão:
  • Escrita Cuneiforme - feita em argila/ composta de mais ou menos 600 signos;
  • Escrita Ideográfica - origem da escrita chinesa/já representa uma idéia;
  • Escrita Alfabética - criada pelos fenícios e aperfeiçoada pelos gregos/ função de representação fonográfica;
  • Escrita Eletrônica - expressa pelas imagens, sons, chats, vídeos/computador
Escrita forma x Escrita eletrônica:
Uma escrita não deve substituir a outra, e sim, incorporar.

Na escola os impressos podem ser usados de diversas formas, como exemplos podemos citar o uso de jornal para produção de conhecimento dos alunos e o uso de uma revista, que também pode ser objeto de trabalho dos alunos e que fornecem aos professores uma diversidade de documentos.

WEB

Foram levantados pela equipe de Web alguns questionamentos, como: O que é Internet? Por que é importante? E se a internet deixasse de funcionar imediatamente?
Diante das discursões percebi que as novas tecnologias não devem ser consideradas apenas como um recurso para a educação ou para formação de professores, e sim, como um meio, pois a internet já é algo legitimado, não tem como achar que ela não faz parte de nossa vida, que causará um mal às crianças, visto que, as tecnologias estão presentes no nosso cotidiano.


Apresentações bastante significativas!!!


2 comentários:

caisa cruz disse...

Adelina, existe várias formas para ser utilizado os impressos nas escolas, por isso os professores não podem estar presos somente aos livros didáticos. Os educadores devem produzir novas formas de conhecimento, novos materiais com a ajuda dos alunos, pois eles junto com a professora podem produzir seu própio material didático tirando da sua própria realidadenovas formas de conhecimentos isso além de estimular o apredizado dos estudantes ajuda a desenvolver o interesse pelos estudos.

A internet, realmente, não causará mal as crianças os pais devem aprender a lidar com as novas tecnologias para ajudar seus filhos a filtrar as inúmeras informações que existe na internet.

Onde ir disse...

o adelina ainda bem que vc achou que foi significanete fico feliz ao ver que alguem ficou interessado.