segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Aula 12/11

Hoje as apresentações de seminários foram sobre Rádio e TV e Vídeo na Educação.

Rádio

Foi apresentada a diferença entre radiodifusão e radiocomunicação.
A equipe informou que utilizado na escola, o rádio desenvolve a capacidade de escrita do aluno, mas, que é preciso espaço para sua produção, ou seja, integração, envolvimento de todos da escola, para que não seja algo isolado.
Foram apresentados também projetos de rádio que são realizados em escolas de algumas cidades do país.
Muito interessante!!!

TV e Vídeo

Este foi o seminário do meu grupo.
Tópicos apresentados:
  • Histórico;
  • Manipulação;
  • TV Digital;
  • Políticas Públicas para educação(TV Escola, EAD, Telecurso...);
  • Produção e utlização de vídeo na escola;
  • Desenho animado;
  • Formação de professor (Programa Um salto para o futuro).
Espero que minha equipe tenha apresentado o tema de forma clara para todos.

No final em meio as discursões na sala, o que mais chamou minha atenção foi o fato de como são utlizados rádio, TV e Vídeo nas escolas, que os mesmos não devem ser considerados apenas ferramentas, e sim, devem ser um processo desencadeador de idéias. Não devem ser apenas consumo, e sim, produção, para que a prática pedagógica seja significativa tanto para professor, quanto para aluno.

2 comentários:

°o.O Sá Almeida O.o° disse...

Realmente, quanto ao seminário de Rádio e Educação, achei-o muito interessante. Foram feitas observações sobre coisas referentes a como se trabalhar a rádio na escola (nunca passou pela minha cabeça que a comunidade fora da escola poderia ter acesso ao que é produzido na rádio da escola).

Mari Sokolonski disse...

Poxa Del, acho que foi uma discussão bem legal mesmo. Pena que não deu pra ficar pra rádio. Mas achei que nossa discussão foi bastante aberta, de modo que até eu aprendi bastante.